Sanitários Secos

A Sanseco ® é um sanitário portátil que pretende ser utilizado na agricultura, na construção Civil e em festivais. Contém uma Green Toilet 330 ®, contentor onde acontece o processo de compostagem que degrada os resíduos, poupa a água e reduz o seu volume.

Este sanitário portátil pretende colmatar os elevados custos de recolha destes resíduos, sem recurso a uma ETAR para o seu tratamento. Este tipo de resíduos não encontra propriamente um local de tratamento a seco, mas depois de tratado pode ser utilizado em jardins ou ser transportado para aterro sanitário depois de reunido num contentor específico.

O sanitário portátil Sanseco ® é muito fácil de utilizar e a sua manutenção exige a adição de estruturante e os esvaziamento para o contentor fornecido pelo Aterro Sanitário da sua zona. O estruturante é fornecido por nós em sacos. Podemos tratar deste serviço de manutenção e recolha de resíduos para si!

Vendemos e alugamos este sanitário, bem como os contentores de compostagem, por um preço competitivo.

Edifícios sustentáveis

Os edifícios sustentáveis estão cada vez mais autónomos no que diz respeito à energia. No consumo e na produção de energia, elétrica ou em forma de calor. No entanto, esta é só uma vertente da sustentabilidade que um edifício pode atingir.

O custo da água e de esgotos tem vindo a aumentar, mas ainda não se torna atrativo a utilização de águas pluviais para banhos e lavagens. No entanto, é uma tendência que se demarca no mercado para pessoas com conscientização ecológica.

O saneamento seco trata não só os resíduos orgânicos produzidos na sua sanita como trata as águas dos banhos e lavagens designadas de águas cinzentas. Deste modo, descarta totalmente a utilização de fossas sépticas e dos seus problemas associados. Exigente na utilização de produtos de limpeza orgânicos se pretendermos dar uma utilização hortícola ou piscícola às nossas águas cinzentas tratadas.

Pretendemos também salvaguardar o tratamento de águas pluviais para consumo humano principalmente nas lavagens, fechando o ciclo de aproveitamento de águas. Este tipo de aproveitamento de águas depende de um circuito alternativo das águas ao nível de projeto de casas novas ou de casas já existentes. Não se podendo em Portugal depender somente deste tipo de águas devido à sua escassez. No entanto, podemos beneficiar do fecho de ciclo em alturas de chuva intensa podendo sobejar no sistema acumulando no sistema de águas cinzentas.

Este é um conceito muito recente, desenvolvido principalmente na Finlândia e na Suécia, existindo na China com maior ou menor grau de eficiência.

Tarifas no Saneamento

As tarifas do saneamento estão associadas às redes de saneamento existentes, pois quem não tem rede de esgotos não deve pagar esta fracção da tarifa.
A tarifa de Saneamento é dividida em duas componentes, uma fixa e uma variável. A componente fixa tem a ver com a disponibilidade do serviço, se existe a respectiva rede de esgotos. A componente variável corresponde a 90 % do consumo de águas.

Os custos das redes de saneamento são elevados principalmente em meios rurais onde dificilmente chega esta rede, e quando chega vai acrescentar a esta fracção.
Nestes locais existe por sua vez uma fração da tarifa com a rede de resíduos. Deste modo, a tarifa devia contabilizar os resíduos produzidos, mas em vez disso associa-se ao consumo de água verificado, à semelhança da rede de esgotos.

O saneamento seco vem revolucionar o estado da tarifa, pois para além de reduzir no consumo de água reduz a fracção da rede de esgotos.
Deste modo, como a tarifa nos vê obrigados a pagar as redes caso elas existam a melhor forma de poupar na tarifa é reduzir nos consumos de água.

A redução da tarifa requer que o prédio em questão deva ser conduzido a um processo de licenciamento ambiental pela Câmara Municipal da sua área onde se propõe utilizar um sistema de Saneamento seco, devendo respeitar o Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro.

Não obstante o facto de que pagará somente o que consumir de água, se não consumir não pagará nada, sendo igual para os outros serviços associados (rede de esgotos e rede de resíduos).